Inovação é o tema da nova coluna da sócia-executiva da TYNO Consultoria, Eneida Leite, na revista da Ademi-Ba, a Outside, com produção executiva da AG Editora.
Confira!O imprescindível caminho da Inovação
O que é a ‘inovação’, tão falada atualmente?
A inovação é a implementação de um produto, serviço, processo, método de marketing ou de gestão organizacional, novo ou melhorado, que seja inédito no mundo, no mercado ou mesmo dentro de sua empresa. Ela precisa ser aceita pelo mercado e gerar lucro, ser algo diferente e que gere resultados. Uma inovação que o mercado não compra pode ser uma ideia criativa, mas não é inovação.
Mais do que uma intuição, inovar é a chave do crescimento sustentável, é uma estratégia de sobrevivência e competitividade. O fato de ‘fazer diferente’ é reconhecido por todos como algo que proporciona uma posição de destaque junto aos clientes, fornecedores e a sociedade, gerando, com isso, valor econômico para as organizações.
Segundo dados divulgados pelo Sebrae (Sobrevivência das Empresas no Brasil – Sebrae, 2016), a taxa de sobrevivência das empresas com até dois anos de existência passou de 54%, em 2010, para apenas 58%, em 2014. A probabilidade de fechamento é maior entre os empresários que não aperfeiçoam produtos ou serviços e não buscam inovar, não diferenciam seus produtos e não investem na própria capacitação em gestão empresarial.
Esta mesma pesquisa mostra que nas empresas criadas entre 2011 e 2012, as principais dificuldades enfrentadas no primeiro ano de atividade foram: falta de clientes (16%), falta de capital (16%), falta de conhecimento (12%), mão de obra (10%), imposto/tributos (10%), inadimplência (6%), concorrência (4%) e burocracia (4%).
Estes números mostram como é importante, mais do que ter uma ‘ideia criativa’, ter o conhecimento das dificuldades e dos dilemas dos clientes-alvos e perceber oportunidades de criação de novos produtos, serviços e novas maneiras de fazer para criar, entregar e captar valor, caso contrário, a tendência é a morte das empresas por falta de clientes e de conhecimento.
As empresas com melhor performance no mercado são as que apresentam inovação no ‘modelo de negócios’. Não criaram nada novo, nenhuma tecnologia ou serviço novo, mas a forma como criam e entregam valor é diferente, a exemplo dos Airbnb, Booking, Smartfit e Uber, que, ao observarem uma necessidade social, inovaram na forma de entrega, apresentando soluções inovadoras.
A oportunidade de inovar pode estar escondida em várias áreas do negócio, seja na distribuição, nos talentos humanos, nos processos ou em qualquer outro setor, onde se pode criar valor para os clientes por meio da inovação de velhas práticas.
O primeiro grande resultado da inovação é o aumento das vantagens competitivas. Para ser inovador não precisa ser grande ou fazer grandes investimentos, o importante é definir metas e criar estratégias para atingir objetivos bem definidos de forma a obter aumento da eficiência e receita, melhorar o posicionamento no mercado, a qualidade de bens e serviços, os processos de produção, logística, distribuição, criação, ambiente de trabalho e reduzir custos.
‘Pensar fora da caixa’, negar padrões preexistentes e massificar informações fora dos “silos de convivência’ para possibilitar grandes ‘sacadas’ é o caminho, um imprescindível caminho para proporcionar uma inovação de sucesso.
Trabalhe diariamente como se fosse seu concorrente, ‘o que eu faria para ser melhor?’, ou então ele o fará. Esteja sempre um passo à frente.