Consultoria Tributária e Societária

Em meio à legislação tributária brasileira, tão complexa e dinâmica, empresas de setores diversos necessitam de soluções seguras, eficientes e ágeis para o atendimento aos variados pleitos fiscais que se apresentam. Para atender a essa demanda, a TYNO conta com ferramentas próprias e uma equipe de profissionais especializados nas diversas espécies de tributos.

A TYNO desenvolveu uma metodologia única e exclusiva, que vai além da pura identificação de créditos, pois permite a comprovação e  a legalidade dos créditos fiscais de tributos não cumulativos, já apropriados pelas empresas. Como consequência, identifica novos créditos de forma segura, assim como procede com a regularização destes nas obrigações acessórias enviadas às autoridades fiscais. Dessa forma, garantindo a amplitude e a abrangência que os clientes precisam para a homologação dos créditos tributários. 

Saiba mais conhecendo nosso projeto “Integridade Fiscal”

A TYNO possui um departamento com profissionais altamente especializados, voltado para a elaboração de laudos técnicos a partir dos fluxos dos processos produtivos das empresas. Ao demonstrar a alocação na fase/etapa do processo produtivo, função, essencialidade e relevância dos investimentos e despesas com materiais e serviços, os laudos técnicos elaborados suportam as defesas de créditos glosados e embasam o aproveitamento de novos créditos.

Pioneira nesta metodologia, a TYNO trabalha em linha com as estratégias adotadas pelos departamentos jurídico e tributário de seus clientes. Com experiência adquirida no atendimento a empresas de grande porte e de diversos segmentos, desenvolve um banco de dados digital para guarda dos laudos elaborados de modo a atender de forma íntegra, eficiente e sustentável as eventuais fiscalizações e perícias.

Como decisões revertidas favoravelmente aos nossos clientes, a TYNO tem obtido resultados positivos perante aos órgãos julgadores, inclusive o CARF, em votos que fizeram jurisprudências significativas na matéria, com comprovação da essencialidade e relevância em discussões sobre os créditos de PIS e COFINS.

Com foco no atendimento às áreas negociais, controladoria e fiscal, a TYNO realiza trabalhos de saneamento dos cadastros de fornecedores, clientes, materiais e serviços das empresas.

Através da uniformização e detalhamento das descrições, preenchimento correto dos campos exigidos nas obrigações acessórias e classificação fiscal dos materiais e serviços, a TYNO possui soluções eficientes e objetivas para proceder com os saneamentos dos cadastros e sua manutenção sustentável. 

Em cenário de alto nível de automação da Receita Federal e da Secretaria da Fazenda, os contribuintes são diariamente submetidos ao cumprimento de uma série de obrigações acessórias impostas pelos órgãos fiscalizadores e, geralmente, acabam caindo nas “armadilhas” da falta de controle e planejamento, o que acarreta o descumprimento de grande parte destas obrigações.

Atualmente, as obrigações acessórias manifestam com detalhes como os dados necessários ao seu correto preenchimento devem ser gerados e transformados em informação. Neste novo cenário, qualquer informação omitida ou inexata, mesmo que de forma involuntária, expõe ainda mais a empresa ao risco iminente de autuação fiscal.

A TYNO desenvolveu uma ferramenta eficaz para garantir a gestão e integridade das suas obrigações acessórias, diminuindo riscos, checando a veracidade das informações e atestando a conformidade dos dados diante da legislação vigente. O trabalho de desenvolvimento e atualização da ferramenta envolve uma equipe de especialistas tributários que, a partir do entendimento das contingências, apresentam para seus clientes o grau de risco ao que estão expostos, bem como um plano de ação sugerido para mitigar tais situações.

O projeto “Integridade Fiscal” tem como objetivo recuperar, de forma ampla e segura, créditos fiscais, assim como garantir a assertividade das informações prestadas pelos contribuintes por meio das obrigações acessórias enviadas, otimizando resultados e reduzindo riscos de contingências.

Através do conhecimento das operações da empresa e análise dos dados fiscais e gerenciais, por meio de ferramentas próprias de gestão de dados, a TYNO valida as informações apresentadas nas obrigações acessórias e enviadas às autoridades fiscais, apresentando um plano de ação prático e de fácil implementação, com objetivo de maximizar oportunidades, reduzir contingências e sanear inconsistências dentro do período prescricional e reflexos nos períodos futuros.

A TYNO já nasceu inovando e este é o espírito norteador de sua trajetória. As soluções são idealizadas e implementadas para atendimento a cada demanda específica dos clientes, com formato único e particular.

Acreditamos que o avanço tecnológico deve proporcionar maior eficiência e automação dos processos tributários e fiscais, proporcionando um foco maior nas estratégias do que nas rotinas. Mas o processo de automação deve ser muito bem avaliado e planejado, pois só deve ser considerado após todas as análises e melhorias na qualidade da informação, para a partir daí amadurecer e evoluir para a automação das rotinas fiscais.

Trabalhamos no tripé: Melhoria dos Processos, Automação de Inputs e Rotinas e Parametrizações Sistêmicas. Desta forma, acreditamos que os processos de transformação sejam eficientes e de fato venham a trazer os benefícios e resultados esperados.

Desenvolvendo ferramentas de automações e inteligência fiscal desde 2008, com projetos piloto em indústrias de grande porte, a TYNO ganhou três prêmios por inovação tecnológica (saiba mais sobre nossos prêmios), comprovando ser a inovação parte do seu DNA desde sua formação.

Desta forma, sendo uma boutique de criação de soluções de gestão tributária personalizadas, testadas e eficientes, a TYNO está apta para colaborar com as empresas nos seus processos de TAX TRANSFORMATION, onde a inovação é reflexo de uma maturidade para um caminho imprescindível.

Temos expertise e experiência na análise de investimentos em grandes projetos de implantação e ampliação de plantas de extração e beneficiamento de minério e plantas industriais de diversos segmentos. Analisamos todo o investimento (CAPEX) e despesas operacionais (OPEX) e apontamos as possibilidades de redução da carga tributária e valores de aquisição, informando todos os procedimentos necessários para amplo aproveitamento dos benefícios existentes e aplicáveis.

Nos clientes em que tivemos a oportunidade de avaliar os seus projetos de investimentos, mesmo depois de terem passado pelo crivo dos departamentos envolvidos, conseguimos obter reduções significativas, em média de 10% dos valores orçados originalmente

Preparamos e acompanhamos os pleitos para a concessão de incentivos e benefícios fiscais, bem como realizamos os cálculos da sua utilização, de forma a garantir o máximo de aproveitamento das reduções fiscais concedidas.

Possuímos diversos projetos aprovados de redução do imposto de renda no âmbito da SUDAM, SUDENE, RECAP, SUFRAMA, dentre outros de âmbito federal e diversos incentivos estaduais.

Em 2019, alcançamos um marco histórico neste tema, pois fomos a consultoria responsável pela preparação e aprovação do primeiro REIDI no segmento de saneamento básico e estamos com outros em andamento no Ministério do Desenvolvimento Regional e na Receita Federal.

Acompanhamos os processos de fiscalização, auxiliando na organização das documentações comprobatórias e informações necessárias para minimizar o risco de autuações indevidas ou cobrança de valores a maior que os de fato devidos.

Atuamos como assistente de perícia e elaboramos laudos contábeis e pareceres técnicos de forma a comprovar a idoneidade dos lançamentos efetuados, apurações realizadas e a regularidade das compensações e recolhimentos realizados.

Realizando perícias e apurações de CFEM desde a nossa fundação, em 2007 a TYNO tem as maiores empresas dos setores no seu catálogo de clientes.

Esse know-how atestou a TYNO para alertar os clientes em relação às divergências de entendimento entre os contribuintes e a atual Agência Nacional de Mineração – ANM, tanto na formação do conceito da base de cálculo a ser oferecida quanto no auxílio da definição desses conceitos, considerando as evoluções jurisprudenciais e mudanças na legislação.

Em decorrência do seu amplo conhecimento no setor de mineração e nas questões relacionadas à CFEM, em 2010 a TYNO conquistou o prêmio “Bahia Inovação”, por meio do “Projeto CFEM”, coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Prêmio que teve como objetivo incentivar o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica e, posteriormente, através da parceria TYNO com empresa parceira SAP, customizando um módulo do SAP.

As ferramentas disponibilizadas pelo cenário jurídico nacional para a cisão, incorporação e fusão de sociedades empresariais, aliadas com os objetivos a serem alcançados pelos sócios, possibilitam que a TYNO desenvolva um planejamento seguro, seguindo os princípios de uma governança corporativa sólida e eficaz e com a maximização necessária da economia tributária, refletindo em melhores resultados para a empresa.

A equipe da TYNO atua nos processos de due diligence e na preparação ou auditoria dos documentos e informações existentes e disponibilizadas, participando também na investigação de informações inconsistentes e verificações perante órgãos públicos.

Conforme a finalidade e natureza da due diligence, gerenciamos e controlamos os processos de troca de informações entre as partes envolvidas na operação. Preparamos relatórios, planilhas e apresentações de forma a respaldar a transação, confirmando os dados financeiros, contábeis e tributários, assim como valorando as contingências existentes.

Devido a importância dos processos de due diligence, seja para fusões e aquisições, ou até mesmo para um atesto ao cliente, utilizamos ferramentas e metodologias alinhadas com as melhores práticas de governança e compliance, garantindo assim a integridade dos resultados apresentados.

A TYNO possui a expertise e as tecnologias necessárias para essa importante adequação das empresas à legislação de preços de transferências. O trabalho implica no gerenciamento, apuração e revisão de cálculos, no correto preenchimento da Declaração de Rendimentos, na verificação de eventuais ajustes tributáveis, na elaboração de pareceres e defesas administrativas, no caso de autuações fiscais e na avaliação de todas as operações decorrentes de Preços de Transferência, inclusive com o objetivo de atender a legislação de outros países.