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Em meio a uma legislação tributária complexa e dinâmica, a TYNO nasceu da necessidade de seus clientes em suportar provas para defesas de litígios fiscais. A empresa conta com uma equipe de mais de 30 profissionais especializados nas diversas espécies de tributos e demandas.

Análise do custo do investimento (CAPEX) e das despesas operacionais (OPEX) de projetos de implantação, modernização e ampliação, com foco na redução dos desembolsos financeiros e na recuperação de tributos, considerando a adequação da carga tributária, a aplicação de benefícios fiscais, a padronização de procedimentos de compras e demais operações e processos que possam impactar nos custos dos projetos de investimentos.  

Preparamos e acompanhamos os pleitos para concessão de incentivos e benefícios fiscais, bem como realizamos os cálculos da sua utilização de forma a garantir o máximo de aproveitamento das reduções fiscais concedidas.

Sócios de contato: Rafael Ray e Rosane Advíncula



O objetivo é assegurar a assertividade das informações tributárias prestadas pelos contribuintes junto ao Fisco. Com a utilização de uma metodologia aplicada em ações, desde o saneamento dos cadastros de clientes, fornecedores, itens, serviços e ativos, ao conteúdo e forma das obrigações acessórias encaminhadas ao Fisco e implementação de processos fiscais eficientes, o “Projeto Integridade” otimiza o desempenho fiscal e garante a ampla identificação dos créditos fiscais legais a serem aproveitados, de forma ampla e segura.

Sócios de contato: Eneida Leite e Paulo Chaves



No cenário tributário atual, onde cava vez mais os órgãos fiscalizadores estão aprimorando e automatizando suas ferramentas de fiscalização, as empresas passam a ter novos desafios, dentre os quais destacamos a necessidade de adequação dos seus processos às exigências legais de uma forma planejada e estruturada, conciliando seus investimentos em tecnologias e ferramentas com a adequação dos seus processos internos e a assertividade nas parametrizações sistêmicas.

O resultado destes três aspectos otimizados: Processos, Automação, Parametrização, resulta em uma inteligência tributária que vai permitir a integridade fiscal necessária para cumprimento das exigências fiscais legais, o gerenciamento e conhecimento efetivos de resultados operacionais e de preços, dentre outros aspectos de gestão.

 Para a implantação de Inteligência Fiscal a TYNO realiza:

  • Mapa das Operações Fiscais de Entradas e Saídas
  • Revisão dos Processos das rotinas relacionadas nos Departamentos de Suprimentos, Comercial, Fiscal, Financeiro e TI
  • Automação das Regras Fiscais
  • Monitoramento da Geração das Obrigações Fiscais
  • Implantação de Indicadores de Desempenho 

Sócios de contato: Eneida Leite e Paulo Chaves



Diante das altas cargas tributárias e de um cenário econômico e político instável, se faz necessário uma análise das ferramentas societárias que a legislação brasileira oferece e combiná-las com as leis tributárias nacionais e oferecer um planejamento societário seguro e econômico para pessoas físicas e jurídicas.
 
As ferramentas disponibilizadas pelo cenário jurídico nacional como a cisão, incorporação e fusão de sociedades empresárias, aliadas com os objetivos a serem alcançados pelos sócios, possibilitarão que a TYNO desenvolva um Planejamento Empresarial seguro, seguindo os princípios de uma  governança corporativa sólida e eficaz e com a necessária economia tributária e blindagem patrimonial.

Sócia de contato: Rosane Advíncula



A automação dos órgãos fiscalizadores como a Receita Federal e Secretarias de Fazenda Estaduais, exige total controle e planejamento no preenchimento e envio das obrigações acessórias, sendo necessário, por parte dos contribuintes, o cuidado para não cair em “armadilhas”, seja por omissão ou falta de exatidão das informações, resultando, assim, em risco iminente de autuação pelo Fisco.
 
A TYNO possui tecnologia e equipe de especialistas capazes de trazer uma solução eficaz para minimizar os riscos decorrentes dos conteúdos inconsistentes apresentados nas obrigações. 
 
Os principais pilares das informações constantes nas obrigações acessórias apresentadas às autoridades competentes são: 

  • Checar a qualidade das informações conforme operações e regras de negócio praticadas;
  • Atestar a conformidade dos dados diante da legislação vigente;
  • Apontar as “não conformidades” e os erros de informações;
  • Utilizar ferramenta própria para auditar e cruzar as informações constantes nas obrigações acessórias e suas respectivas origens, bem como entre as diversas obrigações acessórias enviadas;
  • Elaborar relatórios das inconsistências conforme categoria e graus do risco identificado;
  • Apresentar Plano de Ação para reduzir os erros identificados nas obrigações futuras.
Sócios de contato: Paulo Chaves e Nairleidy Silva



Ao receber um Mandato de Procedimento Fiscal, o contribuinte deve estar preparado para fornecer ao Fisco as informações solicitadas e necessárias, de forma organizada, demonstrando, por meio de documentos, a legalidade e a idoneidade dos lançamentos efetuados, as apurações realizadas e a regularidade dos recolhimentos e compensações efetuadas.
 
Como podemos ajudar:

  • Organização das informações a serem disponibilizadas de forma a suportar as apurações efetuadas;
  • Acompanhamento do processo de fiscalização com o objetivo de esclarecer os procedimentos adotados;
  • Cálculo das possíveis contingências existentes de modo a garantir a mensuração dos valores efetivamente devidos;
  • Elaboração de pareceres técnicos e/ou jurídicos, de forma a suportar, com base na interpretação legal e jurisprudencial existentes, os lançamentos efetuados pelo contribuinte que sejam objeto de discordância da fiscalização;
  • Elaboração e acompanhamento das defesas administrativas;
  • Elaboração de Laudos Periciais e Impugnação Administrativas;
  • Atuação como assistente de perícia;
  • Aconselhamento quanto à melhor tese de defesa e estratégia processual a ser adotada.
Sócio de contato: Rafael Ray e Rosane Advíncula



Em cenário de crise e queda na arrecadação, os contribuintes são levados a buscar o maior volume possível de créditos fiscais para melhorar os seus resultados operacionais. Por outro lado, as fiscalizações fazendárias têm sido cada vez mais exigentes na integridade das informações apresentadas nas obrigações acessórias, sendo corriqueira a glosa de créditos legais em função da falta de comprovação da regularidade das recuperações fiscais.

Sua empresa tem excelência na apuração de créditos tributários? Esses créditos são apurados de forma a ter sua legalidade comprovada em uma fiscalização? As informações apresentadas nas suas obrigações acessórias são corretas, completas e coerentes entre si? Sua empresa já teve créditos não homologados?

A TYNO possui uma metodologia eficaz para identificar e comprovar a legalidade dos créditos já apropriados ou ainda não identificados pelas empresas. Com ferramentas exclusivas, prepara e corrige obrigações acessórias. Tem excelência no desenvolvimento e implementação de plano de ação para sanear erros de estrutura, conteúdo e parametrização sistêmica, garantindo, dessa forma, a recuperação ampla e segura de créditos fiscais. 

Sócios de contato: Eneida Leite e Rafael Ray



A legislação de preços de transferência, os chamados Transfer Pricing, exige que as empresas contribuintes brasileiras com operações comerciais e financeiras como parte de um mesmo grupo econômico no exterior ou com transações em paraísos fiscais declarem seus negócios à Receita Federal do Brasil anualmente, sob pena do pagamento de multas, juros e até mesmo ajustes tributários, no caso do descumprimento da regra. Dessa forma, o Governo brasileiro pretende inibir a perda de uma grande receita para os cofres públicos.
 
A TYNO possui a expertise e as tecnologias necessárias para essa importante adequação das empresas à lei. O trabalho implica no gerenciamento, apuração e revisão de cálculos; no correto preenchimento da Declaração de Rendimentos; na verificação de eventuais ajustes tributáveis; na elaboração de pareceres e defesas administrativas, no caso de autuações fiscais; e na avaliação de todas as operações decorrentes de Preços de Transferência, inclusive com o objetivo de atender a legislação de outros países. 

Sócia de contato: Rosane Advíncula



A equipe da TYNO atua nos processos de due diligence na preparação ou auditoria dos documentos e informações existentes e disponibilizadas, atuando também na investigação de informações inconsistentes e verificações perante órgãos públicos.
 
Conforme a finalidade e natureza da due diligence, gerenciamos e controlamos os processos de troca de informações entre as partes envolvidas na operação. Preparamos relatórios, planilhas e apresentações, com o objetivo de respaldar a transação, confirmando os dados financeiros, contábeis e tributários, assim como valorando as contingências existentes. 

Sócios de contato: Rafael Ray e Rosane Advíncula



As empresas de extração mineral têm muitas dúvidas em relação à apuração da CFEM, o que pode trazer riscos e incertezas para o ambiente corporativo. Por isso, é muito importante contar com uma consultoria experiente na defesa de notificações fiscais, consultorias preventivas e atendimento à fiscalização. 
 
Esse é um serviço que realizamos desde a nossa fundação, em 2007, atendendo  as maiores empresas do setor, o que faz da TYNO a consultoria com a maior experiência no assunto no País.
 
Esse know how habilitou a TYNO a alertar os clientes em relação às divergências de entendimento entre os contribuintes e a Agência Nacional de Mineração - ANM, tanto na formação do conceito da base de cálculo a ser oferecida quanto no auxílio na definição desses conceitos, considerando as evoluções jurisprudenciais.
 
Em decorrência do seu amplo conhecimento no setor de mineração e nas questões relacionadas à CFEM, em 2010 a TYNO conquistou o prêmio “Bahia Inovação", por meio do "Projeto CFEM", coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Prêmio que teve como objetivo incentivar o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica e, posteriormente, através da parceria TYNO x Seidor Brasil, transformou-se em um módulo do SAP.

Sócios de contato: Eneida Leite e Nairleidy Silva



Nossa equipe de profissionais possui senioridade e experiência em consultoria preventiva e corretiva, nas questões mais complexas e polêmicas dos Departamentos Fiscais. 
 
Os módulos do Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento Profissional In Company da TYNO, ricos em conceitos e casos práticos, podem ser personalizados por nossos profissionais, em conjunto com o cliente, para atender demandas e necessidades específicas das empresas, alinhados com as peculiaridades de cada área de atuação e estratégia do negócio.

Sócia de contato: Eneida Leite 



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